O Mantra do Puerpério

O mantra do puerpério

“Vai passar”.

As mamães, desde gestantes, deveriam ouvir esse mantra sempre, por todos que são rede de apoio dela. Por isso, eu digo agora para você, puérpera: 

– Vai passar.

Essa privação maluca de sono; esgotamento físico e emocional; confusão mental; emoções à flor da pele; idas ao paraíso e ao inferno dez vezes seguidas no mesmo dia:

 – Vai passar.

E prepare-se, passa mais rápido do que você imagina.

De repente você se dá conta de que ele não acorda mais a noite há algumas semanas.

Ele já fala as primeiras palavrinhas e frases, já segura a colher, já corre pela casa, já quer dominar o controle da TV e acredita que já consegue fazer tudo sozinho.

E você se dá conta de que o seu puerpério…

Passou.

E daí vem a saudade. Sim. Ah!

A saudade do primeiro sorrisinho em resposta a um gesto seu, da descoberta das mãozinhas, barulhinhos, da primeira vez que rolou, sentou, engatinhou, andou… Daquele olhar de cantinho de olho nas mamadas, da cumplicidade na madrugada, das caminhadas no canguru…

E essa saudade… Ah, essa não vai passar.

Nossa natureza de mãe é generosa e a saudade nos remete somente às melhores lembranças e sensações dessa fase.

Então respire fundo.

Se quiser chorar, chore sem culpa, está tudo bem. Se permita sentir e se esvaziar das preocupações, medos e culpas. E então, sinta-se livre e inteira para aproveitar ao máximo cada momento com seu bebê. Olhe para o seu filho dentro dos olhinhos dele e assim você estará presente.

Amanhã você vai perceber que é verdade o que dizem… Que “passa rápido”.

E a sensação que fica é que poderia mesmo ter passado um pouquinho mais devagar, pois acredite, essa terá sido uma das melhores fases da sua vida.

🌷 Desenvolvo um lindo trabalho terapêutico com mulheres que se redescobrem através da maternidade. Se fizer sentido para você, entre em contato, vamos conversar.😉

*Texto publicado originalmente em 02/07/2020 no Instagram @jana.floraisdebach

Aviso: esse site utiliza links de afiliados. Eles não alteram em nada o valor do produto adquirido. Apenas ajudam a manter esse espaço funcionando. Obrigada por usar nossos links! 😉 Saiba mais: PaidForAdvertising.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *